“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República” do Museu do Brincar é como se designa a exposição que o Centro Interpretativo Maria da Fonte, na Póvoa de Lanhoso, acolhe de 4 de outubro a 4 de dezembro.
Através desta iniciativa a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinala mais um aniversário da implantação da República no nosso país (5 de outubro de 1910). A abertura está marcada para as 15h00 da próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.
Esta mostra apresenta um conjunto de peças que se reportam de finais do séc. XIX até aos anos 30 do séc. XX com forte incidência sobre os hábitos e tradições da criança portuguesa.
Da escola ao recreio, do seu quarto às brincadeiras de rua, passando pelas férias na praia. Trata-se de uma exposição diversificada que relata o dia-a-dia da criança enquanto “lá fora” os adultos faziam revoluções e se envolviam na vida política.
Não se trata de uma visão política impercetível para a criança do pré-escolar e 1º ciclo, mas um conjunto de objetos e mensagens icónicas próximas do seu universo do brincar e das vivências atuais, permitindo-lhe quantificar as diferenças entre esse período e a atualidade.
Pretende-se, assim, que esta seja uma exposição promotora do imaginário da criança através da viagem temporal que é proposta pelo acervo e demais informação.
“A Criança e o Brinquedo – Percursos pela República”
4 de outubro a 04 de dezembro no Centro Interpretativo Maria da Fonte
Segunda a sexta-feira: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30
Tel: 253 639 798
E-mail: ci.mariadafonte@mun-planhoso.pt (marcações para visitas fora do horário de funcionamento)